A história muitas vezes se repete. Depois de se formar em uma boa faculdade e fazer os cursos de pós-graduação, você entra para uma corporação e lá permanece por anos até alcançar uma posição hierárquica de destaque. Por políticas alheias a sua interferência, repentinamente, você percebe que não pode mais contar com aquela segurança usufruída como parte da equipe. Toda estrutura oferecendo suporte para gerar negócios e o pacote de benefícios que garantia tranquilidade financeira e emocional cessaram. O pior, você acumulou obrigações recorrentes oriundas do incremento de dependentes e de bens.
Em um primeiro momento vem aquela sensação de vazio, de necessidade urgente de repensar a carreira ou buscar alternativas que contemplem uma independência financeira. A instabilidade de renda pode ser amenizada por meio do planejamento financeiro que perpetue um fluxo de caixa positivo pela escolha acertada dos ativos que financiem uma vida longeva.
Um ponto crucial é não descuidar da saúde emocional, procurando cercar-se de pessoas de sua confiança para alimentar um círculo de resiliência e apoio psicológico. A prática de exercícios físicos regulares completa os alicerces para uma rápida recuperação nesse período de descobertas. Sim, período de descobertas… . Você terá mais tempo para criar e se reinventar, quem sabe até no mercado autônomo.
William Cossermelli, CFP – Vítria Seguros