Suplementos para os treinos


Uma pergunta recorrente em academias de todo o planeta é sobre quais suplementos ingerir para potencializar o resultado dos treinos. Quando decidimos migrar para uma rotina mais ativa, muitas vezes estamos motivados por um fator diverso bastante genuíno. Queremos reduzir o abdome, aumentar a circunferência do braço ou deixar o peito mais forte.

A preocupação com a alimentação e com a suplementação acompanha essa atenção e podemos compreender o porquê. Agora vamos verificar o fundamento dela. A nossa alimentação proporciona a disponibilidade de carboidratos, lipídeos, proteínas (aminoácidos), vitaminas e minerais. Os suplementos, por sua vez, fornecem carboidratos, lipídeos, proteínas (aminoácidos), vitaminas e minerais juntos ou separados, certo?  Então qual a diferença?  Os suplementos são pensados para atender uma necessidade específica para a atividade que faremos. Podemos definir as razões do seu uso em 4:

  1. porque meu nutricionista identificou que minha alimentação é deficiente e ajustaremos com o suplemento;
  2. todo mundo que treina onde treino toma, então tenho que tomar para ser aceito pelo grupo;
  3. não acredito que comendo e treinando eu tenha resultado, algo fora desse conjunto (eu +  alimento) fará o resultado;
  4. a foto da embalagem é como eu quero ficar.

Sendo razoável, de todas as considerações acima, a única plausível é a primeira. Mesmo assim, o consumo de suplementos ainda aparece no hit parade das academias.  Consumir um suplemento a despeito da sua alimentação é como pendurar um quadro muito caro no meio da reforma da sua casa. Pode ser uma bela obra para sua casa, porém no momento certo, em um ambiente preparado para recebê-la.  Isso significa que uma alimentação desorganizada para sua necessidade pode ficar ainda pior e mais cara com o suplemento.

Uma constante também é a comparação com atletas de alta performance. Pensar no suplemento nutricional porque um atleta profissional consome é como comparar um carro de fórmula um com o seu, por melhor que ele seja, não foi feito para andar nas ruas do Brasil. Um atleta de padrão internacional corresponde a 0,0002% da população mundial, assim o que funciona para ele está associado à realidade dele, não do restante da população mundial, a qual nos incluímos.

Assim os suplementos nutricionais podem ser muito uteis e interessantes, quando ajustado especificamente para sua alimentação e sua realidade. Fora disso, os alimentos suprirão com mais prazer e menor custo todas as suas necessidades.

Bom treino.

 

Antonio Herbert Lancha Jr – Vítria Seguros

Bacharel em Ed. Física – USP
Mestrado e Doutorado em Nutrição – USP
Pós- doutorado em Medicina Interna – Washington University

 

 


Artigos Relacionados

Escrito por Mara em 13/09/2022

LER MAIS

Escrito por Mara em 13/09/2022

LER MAIS

Escrito por Mara em 12/09/2022

LER MAIS

Escrito por Mara em 31/08/2022

LER MAIS